FPF Tech reúne mais de 1000 pessoas em evento de Tecnologia
No período de um ano, o Tech Talks já reuniu cerca de mil estudantes universitários locais, promovendo conhecimentos técnicos e experiências práticas, que complementam sua formação acadêmica e visão do mercado tecnológico atual. Com formato inédito em Manaus, o evento é gratuito e promove apresentações curtas, despojadas e bem-humoradas sobre tecnologias, metodologias, ferramentas, tendências e conceitos relacionados ao desenvolvimento de software e hardware.
O Tech Talks é itinerante e promove palestras nas universidades por onde passa com especialistas nas áreas de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Seu público-alvo é formado por alunos universitários dos cursos de Computação, Design, TI e por professores, geeks, nerds, profissionais e entusiastas da área.
Outro objetivo do evento é aproximar-se do público universitário, possibilitando a troca de ideias e discussões geradoras de novas possibilidades, como a contratação em uma empresa de Tecnologia. Na FPF Tech há alguns colaboradores que foram identificados e recrutados durante a participação no Tech Talks. Até hoje, foram realizadas 5 edições e em cada uma delas o público reunido foi de, aproximadamente, 250 alunos.
“Este evento nasceu em meio à dificuldade de achar pessoas prontas para atuar no mercado. Nós percebemos que alguns têm base e conhecimentos teóricos mas apresentam dificuldades em aplicar esses conceitos na prática. As apresentações do evento buscam mostrar as tendências atuais e abrir novos horizontes para as pessoas em início de carreira”, explica André Portela, coordenador de projetos e um dos idealizadores da iniciativa.
Os palestrantes são desenvolvedores, testadores, designers, gerentes e coordenadores de projetos da FPF Tech. Em alguns eventos já foram recebidos palestrantes de empresas parceiras como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), a Samsung e a Tectoy. Na última edição, que ocorreu no final de 2013, a novidade foi uma Maratona de Desenvolvimento (Hackathon) individual. Os participantes receberam um desafio e em 3 horas tiveram que solucioná-lo de forma criativa e inovadora. O vencedor da Hackathon foi premiado com um iPad mini. O tema central era Desenvolvimento Mobile, e foram abordadas diferentes plataformas e suas possibilidades.
Até hoje, as universidades que sediaram o Tech Talks foram: UEA, UNINORTE, UFAM, Martha Falcão e Ciesa. Em virtude do sucesso e dos excelentes resultados obtidos, em 2014 o plano é realizar outros Tech Talks. Um novo formato está sendo planejado e atrairá ainda mais o interesse do público, visando dessa forma minimizar o gap que existe entre a teoria aprendida na faculdade e a prática exigida no mercado de trabalho, bem como fomentar o conhecimento e a inovação no processo de desenvolvimento de softwares.