Pesquisa sobre gamificação na indústria é destaque internacional

 em Notícias

FPF Tech acaba de publicar um artigo na Procedia Computer Science, uma plataforma internacional que disponibiliza anais de altíssima qualidade. Esta pesquisa é parte da estratégia da Technicolor do Brasil para tornar-se alinhada com a “Indústria 4.0”.

Intitulado The gamification as a tool to increase employee skills through interactives work instructions training”, o trabalho apresenta um estudo de caso do projeto TechFFit, desenvolvido pela FPF Tech para a empresa Technicolor.

Esta solução interativa tem papel fundamental na motivação de funcionários, pois promove treinamentos de forma inovadora, por meio de um totem. A ferramenta utiliza conceitos de gamificação, que intensificam o interesse dos colaboradores para a aquisição de conhecimento estratégico. Um de seus diferenciais é um ranking dos melhores resultados, separados por posto de trabalho e fábrica, informações que estimulam a competitividade dos participantes.

No geral, a ferramenta promove melhorias no aprendizado e no controle de processos, na sistematização de atividades, na padronização de rotinas e instruções de trabalho, no controle de versão de documentos, e permite a identificação de necessidades de treinamentos, o mapeamento de competências e de habilidades dos funcionários da organização.

Os resultados da pesquisa sinalizaram que a adoção da gamificação para ampliar a compreensão da cultura enxuta potencializa a participação dos funcionários nas atividades da organização e auxilia nas atividades de gestão de competências e habilidades dos times. Além disso, fica evidenciado que a utilização de um software interativo para a automação das rotinas e dos procedimentos de um processo produtivo permite que eles sejam acessados mais rapidamente ​​pelos funcionários.

O artigo também assinala que o setor de produção está percebendo a necessidade de incorporar novas práticas em suas rotinas usuais, a fim de melhorar seus resultados e alinhar-se à estratégia da organização.

Outro direcionamento importante do estudo é a recomendação de que as atividades de gamificação sejam escolhidas e adaptadas com critério, variando de acordo com o ambiente produtivo, as metodologias e as ferramentas disponíveis.

Os autores do artigo são a Diretora de Tecnologia da FPF Tech, Andréia Vieira, o ex-colaborador da FPF TechMarcelo Pereira, o pesquisador da Universidade Federal do AmazonasMarcelo Oliveira, o pesquisador, Rui M. Lima, da Universidade de Minho, em Portugal, e o colaborador da Technicolor do Brasil, Luciano Paes.

Este trabalho científico é mais um case de sucesso que fortalece a reputação da FPF Tech enquanto instituição de pesquisa e promove a disseminação de conhecimento de ponta no ecossistema tecnológico global.

Clique aqui para ler o artigo completo

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×