Informalidade e inovação lado a lado

 em Ambiente Criativo, Notícias

FPF-Nerd-Party-090_compressedUm dos diferenciais de destaque da FPF Tech é, com certeza, o seu ambiente de trabalho descontraído, que intensifica nos colaboradores o sentimento de pertencimento e de integração. Através de uma estrutura e de eventos focados na criatividade, interação e informalidade, a Instituição vem desenvolvendo uma atmosfera muito favorável à inovação.

Salas com videogame, televisão, totó, jogos de mesa, sofás, colchões, travesseiros e Wi‑fi disponíveis durante o expediente não são encontradas em qualquer empresa. Com a maioria do público interno na faixa etária de 18 a 35 anos, a FPF Tech detectou a necessidade de se adequar ao perfil de seus colaboradores. A ideia é que todos possam ‘descansar a mente’ por alguns instantes e voltar reenergizados para as suas estações de trabalho.

Jogar não é uma anarquia. Jogos têm regras, principalmente quando são em grupo. E lidar com essas regras leva um jogo e um grupo a ser mais produtivo“. Essa afirmação é de Tim Brown, CEO da Ideo, Empresa de Consultoria em Inovação, com sede nos EUA e mais de 20 anos no mercado. Além dele, muitos líderes já entendem que investir no bem estar dos colaboradores, motivando e estimulando a criatividade deles é a chave para o sucesso de todos.

Além dos espaços alternativos de lazer e descanso, a FPF Tech promove eventos de integração e entretenimento para os colaboradores. Esses eventos têm o formato adequado ao tipo de passatempo que os colaboradores gostam.

Um exemplo é a ‘FPF Nerd Party’, um dia livre de jogos, onde os colaboradores podem usar trajes mais despojados e usufruir de toda a infraestrutura da empresa para se divertir, incluindo os laboratórios de desenvolvimento e as salas de reunião.

“Os jovens trabalham porque gostam do que fazem. Então nesses ambientes eles podem ser o que são, com liberdade!”, reforça Rosanila Feitoza, Superintendente da FPF Tech.

Na FPF Tech, a aplicação da estratégia Gamification vem elevando a qualidade dos resultados de projeto. Esta abordagem promove a interação entre as pessoas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o seu engajamento e aprendizagem de maneira lúdica. Na prática, são oferecidas recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para os objetivos dos projetos.

Alguns exemplos de aplicação de Gamification bem conhecidos são os programas de milhagens em companhias aéreas, programas de pontos em cartões de crédito e o Four Square nas redes sociais.

FPF-Nerd-Party-038_compressedNa FPF Tech, este conceito é posto em prática em várias ações, como a comemoração dos Projetos Destaque do Mês. Nesta iniciativa, equipes com bom desempenho no alcance de metas estabelecidas são reconhecidas e homenageadas. Os critérios são baseados no escopo e no prazo do projeto, bem como a qualidade do produto final.

Outro exemplo de aplicação desta estratégia é a Semana da Conformidade. O evento ocorre em formato de palestras, minicursos e dinâmicas alinhadas à missão, visão e estratégias da organização. Mais do que criar dinâmicas divertidas entre os participantes, o objetivo é fazer com que os colaboradores tomem decisões baseadas nos conhecimentos adquiridos. Ao lidar com adversidades em um cenário controlado de um jogo, o colaborador aprende como deve agir quando a situação se tornar real.

“O trabalho em equipe e os desempenhos individuais são essenciais para o sucesso de cada projeto. O diferencial é que quem participa não quer apenas vencer um desafio, mas aprender algo, conquistar um prêmio, o status e o reconhecimento pelo esforço.”, destaca a Coordenadora de Qualidade, Ellen Barroso.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×