Jovens embaixadores americanos visitam FPF Tech

 em Notícias

Um grupo de estudantes americanos visitou a FPF Tech como parte das atividades do programa especial de intercâmbio “Jovens Embaixadores”, iniciativa da Embaixada Americana, em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos — ICBEU, que visa ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a cultura de outros países.

Os estudantes conheceram a metodologia de desenvolvimento de projetos, a estrutura de laboratórios de Manufatura Avançada e vários projetos, como o ActiveIris, uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da FPF Tech que auxilia pessoas que sofrem com deficiências locomotoras graves, como pacientes afetados pela ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

Luís Braga, Diretor Executivo da FPF Tech, apresentou o projeto Active Iris, solução que beneficia pessoas com deficiência motora severas.

Esta tecnologia permite que pessoas com limitações motoras interajam com o computador através dos movimentos da cabeça e da boca. A partir de uma webcam simples, o programa dá mais autonomia aos usuários, permitindo-os executar tarefas que seriam impossíveis antes, como navegar na Internet, acessar redes sociais, usar aplicativos de celular. Outra possibilidade surpreendente desta ferramenta é a possibilidade de acionar comandos para ativar eletroeletrônicos dentro de casa, como televisão, ventiladores e ar-condicionados.

Outro projeto de grande relevância para a FPF Tech, que os alunos puderam conhecer in loco, foi o dos Centros de Treinamento em Informática — CTI, voltado para a formação técnica gratuita de pessoas de zonas periféricas da cidade, por meio dos cursos de capacitação tecnológica em “Programação Web”e “Informática Básica”, projeto premiado nacionalmente, que já beneficiou mais de 23 mil pessoas em zonas periféricas de Manaus.

Visita do grupo de estudantes americanos ao Centro de Treinamento em Informática do bairro Zumbi.

A agenda de visita dos alunos também incluiu escolas da rede pública, pontos turísticos como o Teatro Amazonas e instituições de pesquisa de referência, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia — INPA.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×