icone_nit

Pesquisa e Inovação Tecnológica

Estabelecer e manter o elo entre indústria, comércio, mercado e academia, criando uma ampla base científica para a realização de projetos, incentivando a elaboração e publicação de artigos, realização de pesquisas aplicadas, consolidação e registro de patentes.

O desenvolvimento de soluções inovadoras representa um forte diferencial competitivo para as organizações e pode redefinir posições de liderança no cenário tecnológico. Projetos desta natureza geram informações que podem ser registradas ou protegidas intelectualmente, através de processos específicos de gestão da inovação e de proteção do conhecimento.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) atua na gestão eficaz de toda a política de inovação da FPF Tech, disseminando a cultura da proteção destas criações intelectuais, garantindo a proteção deste conhecimento e definindo seus processos.

Baseado em um ambiente propício à inovação, com boas práticas de gestão, intensas atividades de colaboração, treinamentos periódicos e comunicação interdisciplinar, este núcleo também promove uma cultura de inovação em todas as áreas estratégicas da FPF Tech.

Esta abordagem integrada amplia e fortalece as oportunidades de geração de resultados inovadores nos serviços, produtos, ferramentas, sistemas de gestão e ferramentas de cadeia produtiva desenvolvidos.

Pesquisa

As atividades de produção científica fortalecem e mantém o elo entre indústria, comércio, mercado e academia. Ao criar-se uma ampla base científica para a realização de projetos, incentiva-se a elaboração e publicação de artigos, a realização de pesquisas aplicadas, bem como, a consolidação e o registro de patentes.

O nível sofisticado da produção intelectual dos pesquisadores da FPF Tech contribui com a comunidade científica, compartilhando inovações e estimulando o avanço da tecnologia. Essa é uma das formas de compartilhar as descobertas e os avanços pesquisados pelos membros do nosso time.

Perfil da Equipe

Contamos com um time formado por profissionais com alta especialização e capacitação na realização de pesquisas aplicadas que geram soluções inovadoras.

  • Doutores e Doutorandos em Engenharia Elétrica e Informática;
  • Mestres em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação;
  • Mestrandos em Engenharia de Elétrica, Informática e Design;
  • Graduados em Engenharia e Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Engenharia Elétrica e Eletrônica e áreas afins.

Projetos

Publicações

Como instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, a FPF Tech contribui para elevar a produção intelectual da região através de artigos, teses, dissertações e projetos Inovadores premiados.

Além da capacitação e aprendizagem contínua, esta produção científica promove a disseminação do conhecimento, que pode gerar inúmeras transformações tecnológicas, com impacto positivo direto para a sociedade.

Clique aqui e conheça algumas de nossas publicações.

FAPEAM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) deu suporte direto à criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FPF Tech, que concentra as atividades de gestão da inovação e da propriedade intelectual da instituição. Esta ação seguiu as diretrizes da Lei de Inovação nº 10.973/04 de 02/12/204, regulamentada pelo Decreto nº 5.563 de 11/10/2005.

Esta unidade adota práticas de gestão eficaz de toda a sua política de inovação, disseminando a cultura da proteção de suas criações intelectuais, garantindo a proteção deste conhecimento e definindo seus processos. Baseado em um ambiente propício à inovação, com práticas modernas de gestão, intensas atividades de colaboração, treinamentos periódicos e intensa comunicação interdisciplinar, este núcleo também promove uma cultura de inovação em todas as áreas estratégicas da FPF Tech.

Esta abordagem integrada amplia e fortalece as oportunidades de geração de resultados inovadores nos serviços, produtos, ferramentas, sistemas de gestão e ferramentas de cadeia produtiva desenvolvidos.

Inseridas no contexto de inovação do NIT estão as atividades de Pesquisa e Produção Científica. Esse núcleo fortalece e mantém o elo entre indústria, comércio, mercado e academia, criando uma ampla base científica para a realização de projetos, e incentivando a elaboração e publicação de artigos, e realização de pesquisas aplicadas, bem como a consolidação e o registro de patentes. O nível sofisticado das produções científicas dos pesquisadores da FPF Tech contribui com a comunidade científica, compartilhando inovações e estimulando o avanço da tecnologia.

Além das atividades de coordenação, suportadas por uma equipe da própria unidade, todas as outras atividades, políticas e práticas deste núcleo envolvem, direta ou indiretamente, todos os níveis hierárquicos da FPF Tech, garantindo a disseminação de uma cultura de inovação em cada colaborador da organização.

A FPF Tech participa ativamente de discussões e eventos sobre a temática de propriedade intelectual e inovação. Desde 2010, a instituição faz parte do Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – Arranjo AMOCI/MCTI, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Além disso, como forma de fortalecimento da representabilidade nacional, por meio deste arranjo, a FPF Tech é membro associado ao Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC.

Living Labs

A FPF Tech é membro da Rede Européia de Living Labs (ENoLL), ecossistema de inovação aberta centrado no usuário, que opera em um contexto territorial específico integrando processos de inovação e de pesquisa através de parcerias público-privadas. O processo envolve times multidisciplinares nas atividades de cocriação, exploração, experimentação e avaliação de ideias inovadoras, cenários, conceitos e artefatos tecnológicos baseados em casos de uso da vida real.

Através desta rede, a FPF Tech realiza vários projetos baseados em Tecnologias Assistivas, proporcionando significativos avanços em produtos essenciais para auxiliar pessoas com deficiência a terem acesso a todas as facilidades proporcionadas pelas mídias digitais: como acesso a informações, ferramentas de comunicação, e viabilizam a este público o controle de dispositivos eletrônicos.

Interessou?

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×