Prática da Yoga adotada pela FPF Tech gera resultados positivos

 em Notícias

Com objetivo de gerar maior integração e aliviar a intensa rotina de trabalho, um grupo de colaboradores da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) se reuniu e passou a adotar a prática de aulas de yoga, que acontecem duas vezes por semana e desde então têm dado resultados positivos aos participantes e à própria empresa.

A mobilização surgiu a partir dos encontros mensais chamados “Agilda”, realizados pela direção da empresa desde março de 2018. Com o surgimento do movimento e a criação do grupo BIT FIT, que busca a qualidade de vida, a colaboradora Marilia Feitoza teve a ideia de sugerir aulas de yoga, pois viu uma chance de compartilhar com os colegas de trabalho a experiência e os benefícios do exercício.

Os encontros acontecem na própria empresa, onde o grupo aproveita e reinventa a sala de treinamento. Com início em abril de 2018, as aulas práticas acontecem em dois dias semanais, às quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h, com participação assídua de 15 colaboradores, que já pensam em renovar o pacote das aulas por mais seis meses.

“A yoga, nesse momento, é muito complementar. Ela traz bem estar mental, que é inerente à prática em si. Como eu pratico atividade física de impacto, o crossfit, sinto muito ganho de mobilidade e de equilíbrio, além de consciência corporal”, conta a colaboradora Marcelle Braga, 35 anos.

Com total apoio da empresa, os gestores reconhecem ser uma prática importante para um melhor desempenho dos colaboradores nas atividades diárias. “Criamos todo um ambiente que proporcione essa qualidade de vida aliada à qualidade de vida no trabalho. Atividades como o yoga contribuem diretamente a esse bem físico e emocional do ser humano e, obviamente, a produtividade fica muito melhor quando a sua saúde está cuidada”, declara Vanessa Milon, Gerente de RH da FPF.

Participando há seis meses das aulas, o colaborador Robson Pessoa, 27 anos, explica que a yoga o ajudou em relação à ansiedade e depressão. “Melhorou bastante minha qualidade de vida, conquistei maior resistência, fortalecimento de músculos, correção da postura  e possibilidade de fazer movimentos que antes eu nem imaginava serem possíveis”.

A instrutora do grupo de colaboradores, Eva Damião, 33 anos, explica que a yoga é um sistema filosófico. “No tocante às práticas físicas, com este grupo caminhamos por distintas vertentes, do puro alongamento à meditação, com intenção  direcionada à respiração, fortalecimento e postura. Tudo num campo terapêutico”, conta Eva.

Em uma avaliação geral, os demais integrantes do grupo que participam das aulas também destacam diversos benefícios para o equilíbrio do corpo e da mente e, consequentemente, da qualidade de vida pessoal e profissional.
Ou seja, é uma prática que vem melhorando a saúde, bem-estar, proporcionando melhor integração e desempenho entre os colaboradores e impulsionando melhor desempenho no trabalho e na vida pessoal.

Benefícios da Yoga

A prática do exercício de Yoga traz benefícios e melhorias visíveis, a curto prazo, para mulheres e homens que o adotam no dia a dia.

O termo Yoga significa autoconhecimento do corpo, o que contribui para uma melhor relação consigo mesmo e com os demais círculos sociais.  A prática do Yoga forma uma lista de inúmeros benefícios. Alguns deles são:

– Melhora a flexibilidade;
– Melhora a postura corporal;
– Diminui o estresse e a ansiedade;
– Facilita o emagrecimento e tonifica os músculos;
– Alivia dores corporais;
– Melhora o sono;
– Controla pressão e os batimentos cardíacos;
– Previne dores nas articulações;
– Protege a coluna;
– Mantém você focado;
– Melhora o equilíbrio;
– Turbina seu sistema imunológico;
– Melhora sua autoestima;
– Ajuda a respirar melhor;
– Melhora o sexo;
– Turbina a fertilidade;
– Dá clareza às suas decisões;
– Beneficia seus relacionamentos;
– Guia você para a cura;
– Previne problemas no sistema digestório;
– Acalma a mente;
– Controle do sistema nervoso;

Além dos 22 benefícios listados, o exercício também auxilia na melhora da qualidade de vida de gestantes e idosos.

Fonte: Jornal A Crítica

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×