icone_tecnologias_assitivas

Tecnologias Assistivas

Soluções que possibilitam pessoas com deficiência a utilizarem plenamente o computador e outros dispositivos, por meio de técnicas de processamento digital de imagens e sinais.

Quando falamos em Acessibilidade, a ideia é tentar dar a todos a oportunidade de usar os recursos que a tecnologia oferece. Porém, nem sempre esses recursos estão disponíveis para quem tem algum tipo de deficiência.

Diversas pessoas com deficiência física não conseguem utilizar o mouse, nem o teclado comum, se estes não forem de alguma forma, adaptados ou modificados. Dar um clique no botão esquerdo do mouse, por exemplo, pode ser uma tarefa muito difícil ou mesmo impossível para alguns, em função das suas dificuldades de coordenação motora fina, ou por causa de alterações anatômicas ou paralisias em seus membros superiores que impedem a execução dessa tarefa.

Neste contexto, o computador é um versátil canal de comunicação e uma poderosa ferramenta de trabalho que tem trazido novas possibilidades às pessoas com deficiência.

O Núcleo de Tecnologias Assistivas desenvolve recursos tecnológicos que visam proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusiva na sociedade.

No Brasil, a FPF Tech foi uma das primeiras instituições a se tornar membro da European Network of Living Labs – ENoLL (2008) e a primeira a ter um Living Labs para a criação de produtos de Tecnologias Assistivas.

Os Living Labs são ambientes de inovação aberta, centrados no usuário e operando frequentemente em um contexto territorial (cidades, aglomerações, regiões), integrando processos de pesquisa e inovação concorrentes em uma parceria público-privada. Seu conceito baseia-se em uma abordagem sistemática de cocriação, onde temos a participação de Governo, empresas, universidades, institutos tecnológicos e de usuários integrando processos de pesquisa e de inovação.

A quem se destinam nossos produtos e soluções?

Pessoas com deficiência e seus familiares, bem como às instituições, entidades e profissionais que dão atendimento especializado as pessoas com deficiências e etc.

Perfil da Equipe

Contamos com um time formado por profissionais com alta especialização e capacitação em análise e desenvolvimento de sistemas para pessoas com deficiência.

  • Mestres em Engenharia Elétrica nas áreas de Processamento Digital de Imagens e de Inteligência Artificial
  • Especialistas em Sistemas de Informação e Gestão de Projetos
  • Graduados em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e áreas afins

Conheça alguns de nossos produtos, desenvolvidos para garantir uma vida mais independente e inclusiva.

Projetos

ActiveIris

Sistema em desenvolvimento, que proporcionará uma solução ideal para pessoas com deficiência física motora nos membros superiores, com dificuldades de controlar um mouse convencional.

Projetado para ser um sistema composto por um conjunto de softwares, aplicativos e hardwares que juntos possibilitam que pessoas com deficiência, em particular aquelas que não possuem o controle pleno dos membros superiores, tenham uma melhor integração com o mundo em que vivem.

activeiris
O controle do cursor é realizado através dos movimentos da íris do usuário (parte mais visível do olho). Um aplicativo integrado a um webcam realiza a captura dos momentos que os olhos se movimentam ou piscam. Estes movimentos são decodificados e transformados em deslocamento do cursor na tela do computador, permitindo que usuários com diversas limitações utilizem o computador com sucesso.

Para suprir a limitação do usuário ao uso de um aparelho de celular, o sistema ActiveIris possibilita que a pessoa com deficiência física motora acesse as funcionalidades mais comuns de um aparelho celular através de um aplicativo no computador. Entre estas funcionalidades estão a realização de chamadas telefônicas, o acesso à agenda do celular, assim como o envio e recebimento de mensagens de texto (SMS).

O projeto também incluirá um sistema de automação residencial denominado de Controle de Ambientes. Através deste sistema, pessoas com deficiência interagem com o ambiente que as cerca e realizam tarefas que antes seriam muito complexas ou impossíveis, devido às limitações geradas por sua deficiência. Esta interação será realizada em um aplicativo no computador, onde o usuário poderá ligar/desligar ou controlar equipamentos como a TV e o ar condicionado, assim como a iluminação ambiente, tudo isso somente movendo os olhos, sem a necessidade de interação física com equipamento ou o auxílio de uma terceira pessoa para este acionamento.

Suíte de Acessibilidade

A Suíte de Acessibilidade está sendo desenvolvida para ampliar a capacidade de interação do usuário. A ideia principal é a simplificação do acesso a algumas funcionalidades do computador e a todas as ferramentas do sistema ActiveIris, de modo que mesmo uma pessoa com pouco conhecimento de informática possa utilizá-lo.

Haverá ainda, integração com ferramentas que permitirão acessar redes sociais (Facebook e Twitter), assim como adaptações nos navegadores de internet, para tornar mais simples a usabilidade em páginas web, e a integração com alimentadores de notícias no formato RSS (Really Simple Syndication), tecnologia amplamente utilizada por blogs e jornais na internet atualmente.

Por fim, a Suíte de Acessibilidade irá disponibilizar ferramentas que possibilitarão a expansão das capacidades de interação dentro do computador. Dentre estas ferramentas, destacam-se o Teclado Virtual e o Teclado por Varredura.

O Teclado Virtual possibilitará a digitação de textos através de cliques do mouse, e de botões de funcionalidades para possibilitar que sejam realizados outros tipos de interação com o mouse, tais como cliques duplos, deslocamento de janela, seleção de texto, dentre outras.

Já o Teclado por Varredura foi projetado para pessoas com deficiência que apresentem limitações severas, que possam utilizar apenas um tipo de interação. Para compensar essa limitação do usuário, o teclado realiza uma varredura automática primeiramente pelas suas linhas e posteriormente pelas colunas, de modo que a seleção da letra é feita no momento em que a linha e/ou coluna passam sobre a tecla desejada.

Vantagens

  • Não necessita de iluminação infravermelha
  • Não necessita de uma câmera acoplada na cabeça
  • Utiliza um webcam comum
  • Detecta as direções do olhar para realizar o movimento do cursor
  • Detecta o piscar dos olhos para realizar um clique
  • Sistema Multiplataforma (Linux e Windows)
AcessiMouse

Projetado para atender pessoas com deficiência motora que, não podendo utilizar-se do mouse convencional com as mãos, mas possuam o controle e a coordenação da movimentação da cabeça. O sistema possibilita a utilização plena do computador através de pequenos movimentos da cabeça, por meio de imagens capturadas por um webcam instalada no computador, de modo a controlar os movimentos e cliques do cursor do mouse.

acessi_mouseA partir das imagens capturadas, emprega avançadas técnicas de processamento digital de imagens para identificar automaticamente o ponto central situado entre os olhos e logo acima do nariz do usuário.

Com este ponto identificado, pode-se realizar o controle do mouse através da navegação no vídeo capturado, com movimentos da cabeça. A realização de cliques é feita através da detecção de abertura da boca, gerando a interatividade necessária para navegação em internet, envio e recepção de e-mails, interação em redes sociais, bem como várias outras aplicações. Para as pessoas que não conseguem abrir a boca, existe a opção de clique automático.

Vantagens

  • Método de utilização intuitivo, possibilitando rápida adaptação ao uso do sistema
  • Não utiliza eletrodos ou qualquer sistema de contato com a pele
  • O controle do cursor é realizado através de pequenos movimentos com a cabeça, possibilitando mobilidade e conforto
  • Pode ser instalado em qualquer computador ou notebook com webcam, dispensando a compra de um hardware específico
  • Melhoria na autoestima da pessoa, possibilitando inserção no mercado de trabalho
  • Inclusão social e digital
Teclado Virtual

Ampliando as opções na área de acessibilidade, foi desenvolvido o Teclado Virtual, complemento tanto para o AcessiMouse quanto para o ActiveIris. Dentre as principais funcionalidades podemos destacar sintetização de voz, onde o texto digitado pelo usuário pode ser convertido em voz.

teclado_virtual A disposição das letras e funções do Teclado Virtual foi planejada de modo a oferecer maior mobilidade com o mínimo de movimento e esforço do usuário. Além disso, o teclado virtual contém letras ou palavras chaves pré-configuradas, tais como: sede, fome, frio, calor, etc., representando os pedidos mais importantes para pessoas com total impossibilidade de comunicação, tanto oral quanto física.

Entre suas principais funcionalidades destacamos a sintetização de voz, onde o texto digitado pode ser convertido em som, a aceleração de digitação, com sistema autocompletar e correção automática de texto.

Vantagens

  • Facilidade na redação de textos, sem a necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário
  • Palavras pré-configuradas, representando os pedidos mais importantes, ideal para pessoas com total impossibilidade de comunicação, tanto oral quanto física
  • Acesso facilitado à Internet e ao uso de computadores pessoais
  • Pode ser instalado em qualquer computador equipado com webcam de baixo custo
Teclado Virtual Infantil

teclado_infantilDesenvolvido para estimular a aprendizagem de crianças através do lúdico e método associativo de imagem. O Teclado Virtual Infantil está dividido em três modos, são eles: Modo Letras, Modo Números e Modo Palavras.

No modo Letras, quando o usuário clica em determinada letra / imagem do alfabeto, é emitido um som correspondente à imagem, por exemplo, ao clicar na letra “A” aparece a figura de um avião e o som da letra “A”, e assim é com cada letra do alfabeto.

No Modo Números, é possível a realização de contas básicas, com sugestões de contas para serem efetuadas.

No Modo Palavras, cada tecla é associada a uma palavra, configurada pelo usuário, podendo também conter uma imagem e uma frase. Como exemplo, pode-se configurar a palavra Mamãe em uma tecla, juntamente com a foto da respectiva mãe e uma frase.

Vantagens

  • Facilita a aprendizagem e a discriminação visual
  • Enriquece o processo de comunicação
  • Melhora as possibilidades de autonomia, comunicação, mobilidade e interação com as pessoas
  • Estimular os sentidos, que normalmente estão alterados em grande parte das deficiências
Aplicativos de Apoio: Jogos

activeiris_jogosFazem parte do pacote AcessiMouse alguns aplicativos de entretenimento, desenvolvidos com usabilidade focada em pessoas com deficiência e com o objetivo de proporcionar momentos de descontração para este público específico. Dentre os aplicativos desenvolvidos estão: Palavra Secreta que é uma adaptação do jogo da Forca, Quebra-cabeça e o aplicativo Calculadora Quebrada que permite o treinamento de habilidades matemáticas das pessoas com deficiência, através de uma calculadora em que faltam algumas teclas, conforme ilustra a figura abaixo.

Vantagens

  • Proporciona a estimulação multissensorial
  • Aumento da autoestima dos usuários proporcionado pela autonomia na utilização dos jogos
  • Oferece atividades relacionadas às competências cognitivas, sócio afetivas, motoras e linguísticas
  • Lazer e recreação
  • Melhoria no convívio social
  • Ajuda para terapia
Mouse Ocular

mouse_ocularSolução de hardware e software que permite ao usuário operar o computador apenas com o movimento dos olhos. Com base nos movimentos e piscar dos olhos é realizado o controle e o clique do cursor do mouse, movimentando o cursor na tela do computador. Ao atingir a posição desejada, o usuário pode efetuar com apenas um piscar de olhos a seleção de uma letra, palavra ou comando.

Esses sinais são captados por eletrodos colocados na face do usuário, mais especificamente nas proximidades dos olhos, onde os impulsos elétricos analógicos gerados pela movimentação dos músculos ao redor do globo ocular são digitalizados, permitindo realizar comandos, movimentos e o clique do cursor na tela do computador. Pode ser usado em conjunto com um teclado virtual desenvolvido como complemento do produto.

O Mouse Ocular foi o primeiro produto que pesquisamos e desenvolvemos neste núcleo. Em 2005, este produto foi vencedor do prêmio FINEP de Inovação Tecnológica.

Vantagens

  • Permite acessar as principais funções do computador
  • Usado para navegar na web, enviar e-mail, acessar redes sociais
  • Proporciona à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social
  • Fácil utilização, sendo necessária apenas uma explicação básica de como utilizar o software
  • Baixo esforço físico na utilização

Interessou?

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Sistema para automatização do processo de alimentação da empacotadora dos blocos de recado

 

BENEFÍCIOS

TECNOLOGIAS

Plataforma para modelamento Creo, plataforma de modelamento Solid Works, programação PLC, linguagem Ladder, normas NR 10 e NR 12.  

 

×